São Gabriel Saneamento conta com 06 frentes de trabalho trabalhando em diversos bairros da cidade. As obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário (2ª etapa) atualmente são responsáveis pela geração de mais de 80 empregos diretos no município.
Reafirmando o compromisso da Concessionária com a melhoria da infraestrutura do município, a geração de emprego e renda, saúde pública e a preservação do meio ambiente, as obras continuarão no ano de 2025 com o avanço das frentes de serviço nos bairros que ainda não foram beneficiados com as obras da nova rede coletora de esgoto. A previsibilidade é de que em dezembro de 2025 ocorra a universalização, com a disponibilidade da rede coletora de esgoto para mais de 90% dos imóveis da área urbana.
Atualmente, o projeto conta com 06 frentes de trabalho, sendo 04 frentes de implantação de redes coletoras e 02 fretes de ramais prediais, empregando diretamente mais de 80 colaboradores que atuam diretamente nas obras, um esforço de mão de obra que é composta majoritariamente por cidadãos gabrielenses.
Além desse efetivo, a São Gabriel Saneamento conta também com 70 colaboradores que atuam nos serviços diretos da empresa, na operação do sistema de água e esgoto, estações de tratamento, serviços de ligação nova de água e esgoto, conserto de vazamentos, leitura, setor administrativo e atendimento ao cliente.
Neste primeiro trimestre de 2025, as obras ocorrerão nos bairros Baltar, Mato Grosso, Esplanada e Santa Izabel com a implantação de novas redes coletoras. Já os bairros São Bento, Jardim das Hortênsias, Leal e Esplanada receberão as obras de implantação dos ramais prediais.
Dentre os desafios enfrentados, o Gerente de Unidade Matheus Sassi destaca que os principais consistem na compatibilizam do projeto de implantação das obras da rede de esgoto com os investimentos previstos em pavimentação urbana pela Prefeitura Municipal:
“Existe um trabalho que é desenvolvido em conjunto com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Obras para que a São Gabriel Saneamento faça as suas obras antes das obras de pavimentação previstas pela Prefeitura, como já fizemos em diversos bairros, citamos como exemplo as ruas do bairro Progresso, Av. Antônio Mercado, ruas do bairro Jardim Europa, Jardim Primavera e agora recentemente Ruas Tobias Marques e Virgílio Silva no bairro Três de Outubro. Esse é um trabalho que vem sendo feito desde o início do projeto lá e 2019, com vários resultados já obtidos. Entretanto, essa antecipação exige um planejamento e muitas vezes é necessário a antecipação das obras da Concessionária. Porém sabemos o quanto isso é importante e não medimos esforços para atender essas compatibilizações.”
Outro grande desafio enfrentado é a conscientização da população sobre a importância desse sistema e o uso adequado da nova infraestrutura disponível ao munícipe:
“Lançamos recentemente a Escola de Encanadores que tem como objetivo capacitar os clientes sobre os cuidados e como fazer da forma correta a ligação da rede domiciliar de esgoto na rede de esgoto da Concessionária, pois identificamos que muitos problemas estavam ocorrendo pela falta de conhecimento no momento do morador fazer a ligação, como por exemplo, ligar a calha do telhado ou dreno do pátio na rede de esgoto. Isso é um problema, pois a rede de esgoto não é para o lançamento de água pluvial (chuva) e causa um sério problema na operação do sistema. O curso foi um sucesso, amplamente elogiado pelos alunos, já capacitamos mais de 90 pessoas e continuaremos em 2025, nossa meta é formar 6 turmas ao longo do ano.”
“Outro fator é que estamos melhorando a comunicação da empresa, buscando trabalhar a conscientização com os clientes nas redes sociais, rádios e jornais sobre a importância do saneamento básico para a qualidade de vida e o meio ambiente, esse sistema que está sendo implantado permite a coleta do esgoto individual, o tratamento e o lançamento de volta para o Rio Vacacaí dentro dos parâmetros previstos na legislação ambiental, preservando o rio e evitando poluição.” Desde o início das obras no ano de 2019, a São Gabriel Saneamento já investiu mais de 70 milhões de reais, com a construção de uma nova e moderna Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vacacaí) e a implantação de mais de 100 quilômetros de novas redes coletoras de esgoto beneficiando diversos bairros do município.